Centro de Assistência Amen.pt

  1. Suporte
  2. Servidores
  3. Servidores Dedicados
  4. Configuração de licenças (User CALS) em Windows server 2019
  1. Home
  2. Knowledge Base
  3. Servidores
  4. Servidores Virtuais
  5. Configuração de licenças (User CALS) em Windows server 2019

Configuração de licenças (User CALS) em Windows server 2019

O Windows Server 2019, por defeito, instala o serviço Remote Desktop (RDS), habilitando CALs unicamente para “dispositivos” e não para “utilizadores”. Neste artigo, explicaremos como alterar essa mesma configuração e converter licenças de “dispositivo” para “tilizadores”.

Mesmo não sendo particularmente arriscada esta operação, sugerimos que efetue um backup dos dados no servidor antes de iniciar a mesma. Durante o procedimento, será solicitado que reinicie o servidor várias vezes.

De seguida iremos verificar se o Windows 2019 Server têm atualmente o serviço RDS configurado por dispositivo. Para fazer este procedimento a partir da consola clique em: Iniciar -> Administrative Tools -> Remote Desktop Services -> RD Licensing Manager.

Agora que temos a certeza de que estamos num servidor configurado para “dispositivo”, podemos prosseguir com a execução das etapas para alterar as CALs para “para utilizadores”. Para o fazer, precisaremos de  ativar os serviços AD (Active Directory) no servidor e tornar o próprio servidor um controlador de domínio.

1. Iniciar -> Server Manager

2. Em Server Manager clique em Manage e escolha a opção Add Role and Features

3. Siga o assistente de configuração. Clique em Next nas primeiras três etapas (Before You Begin / Installation Type / Server Selection)

4. Selecione a opção Active Directory Domain Services item e clique em Add Feature na janela Pop-up que irá abrir mais tarde clique em Next:


5. Clique em Next

6. Clique em Next novamente

7. De seguida, clique em Install e na janela de resumo e aguardar até que a instalação finalize.

8. No final da instalação, clique em Close para fechar a janela.

9. Reabra o Server Manager (Iniciar -> Server Manager) que terá uma bandeira no topo com um símbolo de alerta em amarelo: Clique nele e no menu que se abre clique em “Promote this server to a Domain Controller

10. No novo assistente de configuração que será aberto, selecione a opção Add a new Forest. No campo Root domain name, insira um nome que identificará seu domínio, no seguinte formato: <domainname> .local, por exemplo, mydomain.local, e clique em Next

11. Na próxima janela, mantenha todas as configurações tal como se encontram e insira a password, que será usada pelo controlador de domínio em caso de recuperação (não deverá certamente necessitar, mas de qualquer modo, anote-a e guarde-a em segurança) e pressione Next


12. Na próxima janela, clique em Next

13. Mantenha as configurações apresentadas e clique em Next

14. Mantenha as configurações apresentadas e clique em Next

15. Mantenha as configurações apresentadas e clique em Next. Aguarde a finalização da verificação de pré-requisitos

16. Se a verificação de pré-requisitos for aprovada com sucesso (irá aparecer o círculo verde no canto superior esquerdo), pressione Install, aguarde o final da configuração e  depois o servidor será reiniciado automaticamente.

Aviso: O servidor levará algum tempo a ficar novamente acessível através de RDP. Neste ponto, acima de tudo, não reinicie o servidor através do painel de controlo da Amen.pt. Assim que o procedimento se encontre concluído, faça login novamente, utilizando as suas credenciais usuais.

Agora que o servidor é um controlador de domínio de um AD (Active Directory), podemos converter as licenças da área de trabalho remota. Contudo, em primeiro lugar, ainda será necessário configurar o servidor de licenças.

1. Clique em Iniciar -> Administrative Tools -> Remote Desktop Services -> RD Licensing Manager . Como poderá verificar, o servidor tem um ícone de alerta e um Review Link no qual deveremos clicar.

2. Ao clicar em Review abrirá a seguinte janela abaixo.

3. Neste momento. será necessário clicar nos dois botões Add to Group e Register as SCP, correspondendo aos itens com os alertas. Cada opção irá abrir este pop-up, onde simplesmente teremos que clicar em Continue.

4. Uma vez realizado o passo anterior para ambas as opções (Add to Group and Register as SCP), devemos prosseguir para Reiniciar o Servidor Novamente.

5. Assim que o servidor for reiniciado reabra o RD Licensing Manager (Iniciar -> Administrative Tools -> Remote Desktop Services -> RD Licensing Manager). Neste passo. poderemos verificar se o estado do servidor está verde e se a configuração se encontra correta.

6. A partir da mesma janela poderá expandir todos os servidores, clicando em “All Servers”, no menu à esquerda, e então selecionar o item do Device CAL.

7. Selecione o item em destaque e clique com o botão direito, selecione a opção Convert Licenses.

8. Na nova Pop-up selecione a opção “Full Conversion” e de seguida clique em Ok.

9.  Neste ponto, uma segunda janela pop-up será aberta, solicitando que confirme se deseja alterar o tipo de licença atual de “por dispositivo” para “por usuário”. Para avançar, clique em Continue.

10. Após a conversão, na consola mostrará as licenças do Dispositivo (Per Device CAL) a 0 e dos utilizadores (Per User CAL) com o número de licenças (CALs) instaladas.

A conversão encontra-se concluída, agora poderá criar utilizadores e habilitar os mesmos a aceder através da Área de Trabalho Remota.


Was this article helpful?

You haven't found what you are looking for?

Entre em contato com nossos profissionais, terão todo o gosto em ajudar!

Contact us