O comportamento (behavior) de uma conta que envia emails em massa é muitas vezes comparada com os envios passados: uma anomalia diferente do comportamento usual, pode ser considerado como abuso. Por exemplo, um negócio legítimo que costumam enviar cerca de 1.000 mensagens por dia; Se a mesma empresa subitamente começa a enviar 10.000 mensagens por dia, o remetente pode ser considerado como um spammer.
Enviar a mesma mensagem muitas vezes, sobretudo se for enviado do mesmo remetente para vários destinatários, é certamente detectado como spam, se a origem é de muitos países diferentes ou muitos endereços IP: esse comportamento é evidentemente de um método de envio/programa usado por spammers chamado botnet.
A melhor reputação é dada a remetentes que fazem envios de 1 ou 2 endereços IP de 1 ou 2 países no mesmo dia.
Não incomode muito os seus clientes: mesmo um email de envio perfeitamente legal, mas com uma taxa excessiva, podem ser marcados como spam pelos clientes através do "Marcar como spam" presente em quase todos os webmail.
Por favor, note que é muito fácil arruinar uma boa reputação se fizer os seguintes erros:
→ mudar massivamente a cadência de envio de email
→ perder o controle sobre a lista de discussão
→ clientes irritantes com emails indesejados.