A AMEN não procede a qualquer registo em serviços externos pelo que, por forma a que o seu dominio seja apresentado nas pesquisas de motores de busca, sugerimos a verificação junto do mesmo de modo a verificar os procedimentos para registar o seu site na indexação nesse motor de busca.
A AR é um organismo Nacional ou Internacional responsável pelas regras e procedimentos de atribuição de nomes de domínio e da gestão de registos e dos nameserves primários dos vários TLD.
Cada computador ligado à internet é identificado de uma forma única, através de um endereço IP, que é utilizado para as máquinas comunicarem entre si.
Os endereços IP são perfeitamente apropriados para os computadores, mas não são facilmente memorizáveis e os utilizadores que trabalham em ambientes com um maior número de máquinas querem ser capazes de identificar as máquinas através de símbolos significativos.
Foi neste contexto que surgiu o conceito de serviço de domínios para identificar os computadores de uma forma única e simples através de nomes.
Um domínio é um nome que identifica uma pessoa ou uma organização na Internet.
Por exemplo, o nosso domínio é "amen.pt".
O domínio é composto por duas parte separadas por um ponto.
A primeira parte é o nome em si, sendo que a segunda parte corresponde a uma sigla que indica uma Area Geográfica ou o tipo de actividade.
Por exemplo: .pt está para Portugal, .it para Italia, .com para actividades comerciais, etc.
Um endereço de internet, por padrão, junta normalmente o prefixo www (www: World Wide Web) ao domínio.
No nosso caso www.amen.pt.
As regras para o registo variam dependendo do tipo de extensão do domínio que pretende registar. Em normas e regras poderá encontrar uma lista, dividida pelas diferentes extensões.
Um domínio .pt é um domínio com uma extensão geografica portuguesa.
.pt significa Portugal.
DNS significa "Domain Name Service".
É um sistema que permite transformar um nome de um dominio em um endereço IP numérico.
Este IP numérico corresponde a uma máquina que, irá aceitar o pedido feito ao dominio e, apresentar uma pagina Web ou, outro qualquer serviço configurado.
O Registrar é a Organização autorizada pelo Registry de intervir na base de dados dobre os TLD (ex..com, .net).
Billing significa "responsável de facturação" e Billing-c (o Billing Contact) significa "contacto de facturação". Identifica a pessoa ou Entidade a quem é enviada a factura, quem faz o pagamento. O nosso Cliente quando é o Billing-c é identificado principalmente pelo código de utilizador (D (ex. XXXX-EURO) e a password que utiliza para aceder ao seu Painel de Controlo.
Titular significa proprietário do domínio. Este é um campo muito importante para os Revendedores que compram o domínio para os seus próprios clientes, inserindo as informações do proprietário do domínio, por forma a que eles apareçam como Titulares do mesmo. Ao Revendedor não é recomendável introduzir os mesmos dados utilizados no Billing-c.
Admin significa "Administrativo" e Admin-c significa "contacto administrativo" é o contacto que identifica a pessoa que gere o domínio. Esta é também uma área importante para os Revendedores que pretendam administrar o domínio para os seus clientes. Ao Revendedor não é recomendável introduzir os mesmos dados utilizados no Billing-c.
Escolher o seu próprio domínio não é simples e banal como pode parecer!
Lembre-se que o seu domínio representa a sua identidade na rede, é o seu cartão de visita na web e, uma vez registado não poderá alterá-lo, tendo de adquirir um novo.
Em geral, deverá registar nomes fáceis de lembrar e digitar na barra de navegação do seu navegador, nomes que consistem somente em letras, sem números e com um significado associado ao conteúdo do seu site ou sua empresa. Se a intenção é utilizar um domínio para o trabalho, deverá evitar nomes demasiado elaborados e optar por nome fáceis de memorizar.
Se pretende utilizar uma caixa de correio associada ao domínio, é sem dúvida a melhor fórmula:
email: nome@dominio.pt
consequentemente o endereço do seu site será www.dominio.pt
Algumas regras a seguir para o pedido de um domínio são:
- somente podem ser utilizados caracteres alfanuméricos do alfabeto ingles e o hífen
- o domínio não deve começar ou terminar com hifen, nem te-lo como 3º ou 4º caracteres
Se desejar proteger o seu nome de domínio em países particulares ou em extensões internacionais, pode optar pelo registo de vários domínios em extensões diferentes, mantendo apenas a raiz do domínio.
O mesmo se aplica no caso de o seu site ter uma forte presença em determinados países e que seja por isso do seu interesse colocar o site disponível de várias formas.
Por exemplo: oseudomínio.com, oseudominio.pt.
A AMEN pode ajudá-lo a proteger a sua marca online e gerir a sua carteira de domínios.
Veja mais informações em:
https://www.amen.pt/brandprotection/
Entre em contato com nossos profissionais, terão todo o gosto em ajudar!
Contact us