Centro de Assistência Amen.pt

FAQS: Servidores Dedicados

  • Como posso proceder caso perca o acesso remoto ao servidor dedicado?

    Caso perca o acesso remoto ao seu servidor devido a uma configuração de rede incorreta ou durante o processo de instalação/configuração de um software/serviço de rede, poderá solicitar um KVM de acesso. A interface KVM ( “keyboard, vídeo, mouse “) permite-lhe controlar o seu servidor dedicado de outro computador.
    Este pedido deverá ser realizado através da sua área de cliente colocando um pedido de assistência. No assunto escolha “Servidores dedicados”.

  • O que poderei fazer se o meu servidor não reinicia depois de uma operação de reinicialização?

    Poderá tentar reiniciar o servidor em modo de recuperação. Através do painel de controlo da Amen.pt, na secção de “Ferramentas Recovery”, clique em modo de recuperação ( modo recovery). O sistema operativo disponível para executar uma recuperação é o Linux, assim só poderá aceder ao servidor via SSH. O sistema operativo é carregado através e um “Live CD” por forma a conseguir iniciar as necessárias intervenções no seu servidor. Deverá montar o HDD do seu servidor por forma a aceder aos seus dados.
    Aviso: O modo de recuperação é um modo avançado de gestão e requer conhecimentos avançados de comandos Linux. Deverá utilizar este modo, somente se possuir estes conhecimentos ou estiver em presença de um técnico.

  • Posso instalar/reinstalar na minha máquina um sistema operativo?

    Sim, é possível alterar o sistema operativo do servidor a qualquer momento.
    Poderá solicitar uma nova instalação do sistema operativo pretendido, a partir da sua área de cliente, nas “ferramentas recovery”, utilizando o botão "Sistema Operativo" e selecione o sistema operativo entre as opções disponíveis.
    AVISO: Lembre-se que ao efetuar a reinstalação do sistema operativo todos os conteúdos (software, ficheiros, bases de dados, etc) instalados no servidor serão eliminados.

  • Se necessitar de reiniciar o servidor como posso proceder?

    Caso tenha acesso administrativo ao sistema operativo do seu servidor poderá reiniciá-lo de forma direta. Se isso não for possível, poderá solicitar a reinicialização do sistema a partir da sua área de cliente, selecionando o servidor alvo e nas “ferramentas recovery” encontrará o botão de “Reboot”.

  • Como faço para solicitar um endereço IP adicional?

    Já será do seu conhecimento que o número de endereços IPv4 disponíveis mundialmente é limitado, assim será sempre necessário justificar o pedido de um IP adicional.
    Para solicitar um endereço IPv4 adicional, faça o login na sua área de cliente, selecione o servidor alvo e nas “ferramentas recovery” encontrará o botão de “IP adicional”. Nesta área poderá escolher entre um endereço IPv4 ou IPv6 e indicar o motivo do seu pedido. Receberá posteriormente um e-mail com o endereço IP atribuído. Este IP será necessário ser instalado no sistema operativo ou painel de controlo (Plesk ou Cpanel) no seu servidor.
    O número máximo de IP´s adicionais que poderá pedir depende do modelo e tipologia do servidor que adquiriu.

  • Como posso gerir remotamente o meu servidor?

    Uma das formas de gerir remotamente o seu servidor é através do painel de controlo Plesk. Este painel de controlo está incluído na nossa oferta de servidores dedicados. Outro painel possível de adquirir para gerir o seu servidor é o Cpanel.
    Como alternativa poderá sempre, em servidores com Windows server, administrar remotamente utilizando o software “Ambiente de trabalho remoto” ou “RDP”.
    Caso o seu servidor tenha sido instalado com uma das distribuições Linux disponibilizadas, poderá aceder remotamente via SSH (necessita de um aplicativo como p.ex o Putty).

  • Como faço para solicitar a restauro das condições iniciais do servidor?

    Se não conseguir aceder ao seu servidor dedicado por ter p.ex., instalado um software que danificou a configuração, poderá reinstalar o sistema operativo, a partir da sua área de cliente, nas “ferramentas recovery”, utilizando o botão "Sistema Operativo" e selecione o sistema operativo pretendido entre as opções disponíveis.
    AVISO: Lembre-se que com este procedimento, todo o software, arquivos, documentos instalados no servidor será feita inutilizável.

  • O meu servidor expirou. E se pretender continuar a utilizá-lo?

    A partir da data de expiração, ainda possui 2 dias para prosseguir com a renovação do servidor e assim retomar automaticamente o respetivo acesso. Após este intervalo, durante 3 dias, ou seja, até 5 dias após o fim do prazo, poderá ainda renovar o servidor e solicitar a reativação, mas só o conseguirá fazer através do envio de um pedido de assistência, disponível através da sua área de cliente. Caso não proceda à renovação nos 5 dias posteriores à data de expiração, o servidor será desligado e todos os conteúdos eliminados.
    Recomendamos que ative a renovação automática a partir da sua área de cliente para não se esquecer dos prazos dos seus produtos.

  • Como faço para configurar um endereço IP no Plesk?

    Entre no seu Painel de controlo Plesk, clique no separador "Servidor" e depois em "Ferramentas e Configurações". De seguida, clique em "endereços IP" e terá acesso à página de gestão de IP´s.
    Clique em "Adicionar Endereço IP". Indique todos os dados do endereço IP (Interface, máscara de rede, partilhado/dedicado, certificado SSL) que recebeu por e-mail do nosso apoio ao cliente. Clique em OK e guarde a configuração.
    Caso pretenda mais informações, poderá consultar o guia de configuração que encontrará diretamente no painel de controlo Plesk.

  • Posso aceder ao Datacenter para gerir o meu servidor?

    Não é possível ter acesso ao Datacenter por razões de segurança. A gestão do seu servidor é realizada remotamente.

  • Além do software pré-instalado posso instalar software adicional?

    Sim, poderá instalar qualquer software ou aplicativo que possua, e respetiva licença, assim como personalizar as configurações do servidor.

  • Que nível técnico necessito para utilizar um servidor dedicado?

    É lhe atribuído um acesso com permissões administrativas (root para as soluções Linux) e assim é possível ter o controle total das configurações de servidor. Sugerimos um bom nível de conhecimento do sistema operativo que escolheu para o seu servidor. Um administrador de sistema será capaz de maximizar o potencial de um servidor dedicado. Caso ache que não tem este nível de conhecimento e queira deixar as configurações a cargo dos nossos administradores de sistemas, poderá adquiri o seu servidor com serviço de gestão (Managed Server).

  • O que é um servidor dedicado?

    O servidor dedicado é uma máquina instalada fisicamente num datacenter. O datacenter foi contruído para garantir a máxima segurança e garantir a disponibilidade do seu servidor na rede. Os recursos do seu servidor dedicado estão adaptados para as suas aplicações web. A vantagem de conseguir administrar de forma independente o seu servidor dedicado é que assim tirará partido independente dos recursos, conseguirá ter configurações à medida e poderá ainda escolher o idioma que prefere.

  • Quais são as configurações recomendadas?

    Com um servidor dedicado tem a possibilidade de configurar todos os recursos, tipos de disco, RAM, RAID e criar um ambiente de desenvolvimento para aplicações críticas ou qualquer outro tipo de aplicação que necessita especificamente de uma máquina dedicada.


Was this article helpful?

You haven't found what you are looking for?

Entre em contato com nossos profissionais, terão todo o gosto em ajudar!

Contact us